Frase da Semana

"A verdadeira perfeição do homem reside não no que o homem tem, mas no que o homem é."
Oscar Wilde

domingo, 26 de abril de 2009

Respeitável público!

Olá!
Estava na minha aula de epidemilogia do câncer (sim, eu tenho aulas estranhas) e tive um tópico sobre tabagismo e câncer. Me assustei. Eu não fumo, sempre soube que o cigarro fazia mal e causava doenças sérias, mas não imaginava as dimensões disso.
Esta é a foto de Bryan com seu filho, ele tem uns 40 anos e fuma. Abaixo vocês verão o que aconteceu com ele.



Hoje existem 1,2 bilhões de fumantes no mundo, este número irá para 1,6 bilhões em 2030, o detalhe é que até este ano mais de 10 milhões de pessoas irão ter morrido em decorrência deste vício, o tabagismo.



O que é o tabagismo?



É o consumo de qualquer produto que possua alcatrão. Isso inclui o nosso mais conhecido cigarro, mas também os charutos, cachimbos e narguile. Logo, se vocês escutarem o papo: "O narguile não faz mal nenhum" não se enganem, ele faz a mesma coisa que um cigarro.
No cigarro você encontra o alcatrão, que é uma combinação de mais de 40 elementos cancerígenos e a nicotina, responsável pelo vício que esta droga provoca, pois é uma substãncia psicoativa que causa dependência.



O que o fumo pode fazer?
Bronquite, enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica, problemas cardiovasculares, úlceras gástricas, além de ser associado com diversos tipos de tumores (faringe, esôfago, entre outros) e principalmente o câncer de pulmão.
90% dos pacientes com câncer de pulmão são fumantes. Dos outros 10%, 30% são fumantes passivos. É provado que o fumo pode causar este câncer.
O câncer de pulmão é uma doença terrível e avassaladora, capaz de matar o doente em poucos meses.
Esta foto abaixo, mostra o mesmo Bryan do começo, meses depois da foto do início, agora com câncer de pulmão, condenado pelo fumo. Ele, no seu leito de morte pediu para que esta foto fosse divulgada mundo afora, para que outros não sofressem o que ele sofreu, e fossem avisados do que o cigarro pode fazer.



Bem, depois desta aula, eu não podia ficar em silêncio e não mostrar como o cigarro é terrível. Todos já ouviram isso, e sabem o que o fumo pode fazer, mas porque não param??
Esta é mais uma oportunidade. Não acabem com suas vidas, ainda de uma maneira tão horrível. Escutem o apelo do Bryan, não terminem como ele terminou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário