Frase da Semana

"A verdadeira perfeição do homem reside não no que o homem tem, mas no que o homem é."
Oscar Wilde

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Os siameses - Dicas culturais



Distrito 9


Fui assistir distrito 9 como fã de ficção científica, mas acabei saindo muito mais feliz, pois este filme vai muito além da ficção.
Apesar da história envolver alienígenas que vieram parar na Terra e que estão morando entre nós, muitas outras coisas entram em jogo, como a situação da África, os preconceitos, e atitudes que os humanos tomam que estão longe de ser "humanas".
O distrito 9 é o local onde esta população de extraterrestres foi alojada, uma grande favela no meio de Johanesburgo, e apesar da população não ser daqui, os problemas são exatamente os mesmos, com tráfico de drogas, armas, prostituição, e um povo que vive a margem da sociedade, se alimentando de restos e tirando sustento do lixo. A segregação instalada com placas indicando áreas proibidas para alienígenas lembra muito o cenário de apartheid, presente naquele país por muito tempo.
Semelhança com a Terra?
Muitas, provando que não é o fato das criaturas serem de fora o problema, mas a nossa maneira de pensar e agir! Este filme mostra o pior do ser humano, a desculpa para atitudes terríveis ilustrada através dos alienigenas.
Ótimo filme para uma reflexão, recomendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário