Frase da Semana

"A verdadeira perfeição do homem reside não no que o homem tem, mas no que o homem é."
Oscar Wilde

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Copa e o Petróleo

O mundo volta suas atenções para a Copa do Mundo, afinal o evento reúne as 32 melhores seleções do mundo. Torcedores fanáticos gastam o que for preciso por uma viagem até a África do Sul e um assento na final, o governo permite o fechamento dos estabelecimentos no horário dos jogos do Brasil e as vuvuzelas deliram com o espetáculo da bola rolando.
Enquanto isso, em algum lugar do Atlântico, uma cachalote morre intoxicada por petróleo, aves aquáticas procuram recantos livres do pegajoso líquido negro, a vida marinha sofre. O governo americano ataca ferozmente a empresa responsável pelo acidente, mas a verdade é que ninguém enxerga uma solução. O petróleo continua sendo derramado e a mancha que começou pequena assola o Golfo do México em sua totalidade.
E a população? No ritmo das vuvuzelas! Afinal copa do mundo é só a cada quatro anos! E a vida dos animais perdidos? Das espécies ameaçadas? Do ecossistema transformado? Ninguém liga para os nichos ecológicos quando a bola está rolando no campo de futebol. Ninguém quer ligar. Principalmente por que não somos imunes de culpa, não protestamos, não paramos de comprar os derivados de petróleo de determinada empresa, não mudamos nosso estilo de vida consumista, mesmo tendo a plena noção do sofrimento global. Somos humanos, acima destes problemas e quando a crise alcançar níveis estratosféricos e as nossas casas forem construidas sobre os lixões, nós vamos confiar no desenvolvimento tecnológico para nos resgatar. Não importa as espécies que não puderam ser salvas. O que importa é a nossa salvação.

2 comentários:

  1. Eu penso da mesma forma! Sempre uma futilidade encobre algo que realmente é importante!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Um excelente texto e ainda vale ressaltar que, não conseguimos nos preocupar com a salvação dos animais marinhos [na questão] porque nem sequer paramos para pensar na nossa própria salvação.
    Parabéns pela atitude.

    ResponderExcluir