Frase da Semana

"A verdadeira perfeição do homem reside não no que o homem tem, mas no que o homem é."
Oscar Wilde

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A crítica

Olá, pessoal!
Hoje teremos uma resenha do livro a Pirâmide Vermelha, de Rick Riordan. A autora desta resenha é a minha amiga Shyrlei, que estará participando do blog através da sessão "A crítica".
Muito obrigada, Shyrlei!!!



Titulo: A Piramide Vermelha
Autor: Rick Riordan
Paginas: 445
Editora: Intrinseca
Nota: 4/5 



A Pirâmide Vermelha, o mais novo livro do autor da famosa série Percy Jackson,  é o primeiro da série “As Crônicas dos Kane” que já tem um segundo titulo com lançamento previsto para maio de 2011. O livro conta a historia dos irmãos Kane, órfãos de mãe, filhos de um renomado egiptólogo que desaparece após um estranho incidente no British Museum. Os dois irmãos, Carter e Sadie, são então apresentados ao estranho tio Amós e iniciam uma série de aventuras pelo mundo dos deuses egípcios e da Casa Vida uma ordem secreta que existe desde a época dos faraós. Em meio a tudo isso os irmãos Kane descobrem verdades sobre a morte de sua mãe, o desaparecimento de seu pai e a importância deles e da própria família nesse novo mundo de magia.

                  




Essa é a primeira vez que eu escrevo sobre um livro que eu li, então vou dizer o que eu achei de um modo geral. A princípio eu não tinha muitas expectativas porque não li ainda a série Percy Jackson e não conhecia o autor. Achei que seria um bom livro já que o ganhei de presente de natal da Natália, que tem um gosto semelhante ao meu para livros. Comecei a leitura e gostei de imediato da fluência do texto e da maneira como o livro é narrado: Os irmãos Kane se revezam na narrativa o que é muito divertido. Eles são muito diferentes, sendo que Carter é meio “nerd” e  Sadie é completamente implicante e amalucada. Os capítulos são curtos e gostosos de ler, alem disso o livro trás os desenhos  e hieróglifos com que os personagens se deparam, o que torna tudo mais interessante.
A trama vai se desenrolando e muitos personagens são apresentados, todos muito bem trabalhados. Os destaques, no meu ponto de vista, são o Tio Amós, a maga Zia, a deusa Bastet e os macotes Felipe da Macedônia, um crocodilo albino que vive na piscina, e Khufu um divertido babuíno que só come alimentos que tenham nome terminados em “o”. Entre eles, sem duvida nenhuma, a deusa dos gatos Bastet é a melhor personagem. Ela é a personificação de um gato, nos seus comportamento e atitudes mostrando que o autor realmente conhece um gato hehe.
                  A aventura dos Kane é sensacional e a mitologia egipicia apresentada de maneira apaixonante. O meio do livro é um pouco confuso porque as personagens viajam para diversos lugares diferentes o que tira um pouco a fluidez da leitura, fica um pouco cansativo, mas se recupera no final. As cenas de ação são cinematográficas e eu estou torcendo muito pra que esse livro também vire um filme.
                  Gostei demais do livro e já comprei a coleção completa do Percy Jackson, sou uma nova fã do Rick Riordan.

Um comentário:

  1. realmente o livro é muito bom!
    Gostaria de fazer parceria com seu blog!
    Sou do blog: Livros & Caprichos.
    entre em contato no e-mail: livrosecaprichos@hotmail.com
    Blog: http://livrosecaprichos.blogspot.com/

    ResponderExcluir