Frase da Semana

"A verdadeira perfeição do homem reside não no que o homem tem, mas no que o homem é."
Oscar Wilde

sábado, 8 de janeiro de 2011

Extra! Extra!

Palavra "negro"é retirada das obras de Tom Sawyer e Huckleberry Finn de Mark Twain.

Um professor universitário do Alabama fez uma nova edição destas obras fantásticas, eliminando todas as palavras "nigger" do livro, por considerá-la ofensiva e substituindo-a principalmente por escravo.
Obviamente, eu fiquei chocada com esta notícia!
Lembro muito bem, quando li aos meus 10-12 anos, essas duas obras do Twain, simplesmente maravilhosas. E, principalmente, lembro da amizade íntima criada entre o Huck e o Jim, um negro.
Estas obras descrevem a realidade Americana naquela época, e sim, o preconceito e a palavra "N". Isto é um motivo para pegarmos estes livros e apagarmos as evidências, mascararmos a história do preconceito e contar uma historinha mais bonita para as crianças.
Isto é absurdo na minha concepção. A obra de Twain é um objeto fantástico para o estudo e debate dos temas sobre preconceito com as crianças. Devemos aproveitá-la para ressaltar os erros do passado e reduzir as diferenças. não passar uma borracha sobre a palavra errada e trocá-la por uma mais aceitável.
Fora o importante detalhe de alterar deliberadamente um clássico literário, mudar a arte para conformar-se ao nosso tempo.
Estou colocando dois links sobre este tema, um em português e outro e inglês.

Abraços

não acredita?

não acredita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário