Frase da Semana

"A verdadeira perfeição do homem reside não no que o homem tem, mas no que o homem é."
Oscar Wilde

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta-feira da Paixão

Hoje é sexta-feira santa ou sexta-feira da paixão. Para muitos, um dia de comer peixe, para outros apenas um feriado e principalmente um dia santo.
Por que um dia santo?
Segundo as crenças cristãs, na sexta-feira, Jesus foi crucificado. Recomenda-se que as pessoas não comam carne, ou até jejuem e que se privem de prazeres. Isto para lembrarmos da morte e sacrifício de Jesus. Mas, com o passar do tempo, este significado se perdeu e muitas pessoas ficam questionando se foi realmente na sexta-feira que Jesus morreu, duvidando da veracidade histórica. E eu pergunto: Para quê?
Não importa se Jesus morreu na quinta, na sexta ou na segunda. É apenas um símbolo, uma representação, um dia para despertar em nós uma mensagem.
Eu, particularmente, não sou católica, mas gosto de refletir sim neste dia, pois ele significa Sacrifício. Um homem que teve a capacidade de se sacrificar por nós. Isso não é incrível? Alguém estar disposto a sacrificar sua própria vida por outros e ainda pedir o perdão para seus assassinos. Eu não me importo, honestamente, se isso aconteceu ou não, pois a mensagem que carrega, transborda em amor e merece nossa atenção. Pararmos para rever nossos erros, quantas vezes julgamos, todas as vezes que somos incapazes de perdoar e ainda inventamos justificativas para tal.
Devemos olhar para esta história, com os olhos despidos de preconceitos, livres das amarras religiosas para percebermos que vai além. O sacríficio pelo próximo, a doação da própria vida e o perdão, vão além de qualquer religião, de qualquer época. São uma mensagem universal.
Não importa se você é religioso ou ateu, essa mensagem serve para todos, não importa se você encare ela real ou mítica, baste que a encare. Mas encarar algo assim não é fácil. Pois é encarar a si mesmo.

Então, eu peço aos leitores, que pensem um pouco neste dia. Reflitam sobre a morte e principalmente, sobre o amor. Porque a morte, como a própria Páscoa mostra, é efêmera. Mas o amor, este é eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário