Frase da Semana

"A verdadeira perfeição do homem reside não no que o homem tem, mas no que o homem é."
Oscar Wilde

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A crítica


Resenha: Jogos Vorazes

Título: Jogos Vorazes

Autora: Suzanne Collins

Página: 400

Ano: 2010

Nota: 4/5

Num mundo futurista, uma capital dominante mantém doze distritos em condições difíceis, como fornecedores de seus produtos (agricultura, pecuária, mineração etc.). A protagonista da história, Katniss, é habitante de um dos distritos mais pobres e sustenta sua família caçando nas florestas. A capital mantém o controle sobre os distritos realizando os Jogos Vorazes, competição violenta, em que cada local deve mandar dois jovens (um garoto e uma garota), e que o objetivo é escapar vivo. Problema: Apenas uma pessoa poderá sobreviver.

Quando a irmã mais jovem de Katniss é sorteada, ela voluntaria-se para substituí-la e acaba embarcando para esta arena terrível junto com Peeta, um garoto de sua vila. Cheio de ação, o livro conduz o leitor por esta realidade assustadora e cruel.


Comprei este livro no início das minhas férias, pensando que seria só mais um livro para me ajudar a passar o tempo, daqueles para serem lidos despretensiosamente em uma tarde chuvosa.

Meu engano... Ao mergulhar nas páginas de Jogos Vorazes, fui consumida pela leitura, fazendo pausas forçadas para comer e avançando na madrugada para terminar de lê-lo em um dia.

A narrativa é muito boa, flui naturalmente e vai nos levando página por página e quando percebemos já estamos no meio do livro. A história é interessante, principalmente para uma viciada em literatura fantástica como eu. Achei o mundo criado pela autora muito criativo, a cidade da protagonista tem um tom pós-apocalíptico a la Mad Max, as pessoas caçando para sobreviver, a pequena vila decadente e a pobreza extrema. Enquanto a capital é futurista, antagonizando a periferia, com tecnologia e recursos ilimitados (essa foi uma das poucas coisas que me decepcionou, a parte futurista não teve detalhes tão ricos como a parte pobre e como leitora de ficção, adoro conhecer tim tim por tim tim das tecnologias).

O enredo é muito bom, uma história simples, mas que mantém a atenção presa constantemente. Os personagens são cativantes, eu, particularmente, gostei muito da Katniss. Não é uma garota frágil, vítima das circunstâncias, ela faz o que precisa pela sua sobrevivência, mas sem perder a decência.

Uma coisa que me chamou a atenção, é que apesar de ser uma história violenta e repleta de assassinatos, a autora descreveu tudo muito delicadamente, sem apelar.

Recomendo este livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário