Frase da Semana

"A verdadeira perfeição do homem reside não no que o homem tem, mas no que o homem é."
Oscar Wilde

sábado, 23 de abril de 2011

Quais livros mudaram suas vidas?

Homenagem ao dia do Livro.

Os livros. Para alguns, objetos sem importância. Para mim, posso dizer que são quase como itens mágicos dos jogos de RPG, capazes de mudar minha vida e aumentar meus atributos. Tenho livros queridos para cada idade, experiência, estudo, enfim, acho que tudo pode ser marcado por uma leitura, seja ela de ficção ou técnica.
Em homenagem a este dia, coloco uma lista dos livros que me modificaram.

Na infância:
O primeiro livro que eu li foi o Pequeno Príncipe. Uma obra com figuras tão singelas, que me marcou com o desenho da ovelha dentro da caixa. A caixa com buraquinhos! Nunca vou esquecer. É daqueles livros que lemos em outras épocas da vida, cada hora despertando um sentimento diferente e uma reflexão nova.
Depois disso, lembro de ter ganhado uma coleção de histórias Disney para as estações do ano. Os contos de primavera Disney eram os meus preferidos. Li aquele livro até as folhas começarem a soltar. A armadilha amarela, uma história com o pato Donald foi a minha preferida.
Reinações de Narizinho me chocou. Quando vi a Tia Nastasia fritando o peixinho para comer, aff. Achei aquilo o fim.
Depois dele, o próximo a me marcar foi Tom Sawyer. Nunca vou esquecer da menina que não tinha rolinhos de sujeira no pescoço quando passava os dedos. São estranhos os detalhes que ficam guardados, não?

Na adolescência:
Tive uma fase poética. Adorava ler e escrever poesias cheias de amor e sofrimento. Os sonetos de Vinícius de Moraes e um livro de poesias de Camões sempre me acompanhavam. 
Depois, induzida pela escola, entrei na fase dos clássicos. Eu adorava! A professora indicava um e eu buscava outros o mesmo autor. Me marcaram, especialmente, O primo Basílio, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Primeiras Estórias. Eu li A terceira margem do Rio pelo menos quatro vezes seguidas. Aquele conto me tomou de uma maneira inesquecível. A missa do Galo também, é outro conto incrível.
FOi na adolescência que comecei a ler Harry Potter, que me acompanha até hoje. E O Senhor dos Anéis, acho que até hoje nunca chorei tanto no final de um livro.
Depois, quando entrei na faculdade, conheci Somerset Maugham. Nem tenho palavras! O fio da navalha, Servidão Humana e o Véu Pintado são perfeitos. 

Adulta:
Comecei a ler mais contos e ficção científica. Especiais: Edgar A. Poe, com contos de terror. Admirável mundo novo, abriu minha cabeça de uma maneira fabulosa e 1984. Nem sei o que falar desse último livro, de tão especial.
O retrato de Dorian Grey também ficou gravado, foi bom para refletir sobre os atos humanos e consequências. 
O macaco nu, uma visão científica do desenvolvimento humano e de seus hábitos, recomendo muito!
A alma humana sob o socialismo e Cândido foram meus primeiros passos nos livros filosóficos. É algo que eu preciso ler mais.  
Li uma série de livros que gostei muito, mas não foram suficientes para me marcar. Nesse último mês, li Onde habitam os dragões, que foi especial, por tudo que evoca. Estou lendo O poder do mito que me modifica a cada página e Guerra dos Tronos, outro livro que já percebi que entrará para a lista dos favoritos.

Profissionalmente: Biologia Molecular da Célula, do Alberts, foi um dos primeiros livros a me mostrar como o mundo microscópico é especial.


E vocês? Quais livros marcaram suas vidas? 
Eu não coloquei os autores da maioria dos livros, mas acredito que grande parte seja conhecido por vocês. 

Abraços!
Natália

4 comentários:

  1. Adorei esse blog, o nome é uma graça! Muitos dos livros que você leu eu li também. Lembro que quando comecei a ler meu avô me sugeriu "Olhai os lírios do campo" (Érico Veríssimo) e "Fernão Capelo Gaivota" (Richard Bach), eu os devorei e depois escolhi por conta própria "David Coperfield" (Charles Dickens). De tanto ler resolvi escrever também, e aí entendi que a magia das histórias é maravilhosa para quem lê e pra quem escreve. Parabéns pelo blog pulguinhas, se quiserem venham "pular" de vez em quando no meu blog www.canela-s.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vou colocar o blog de vocês na minha lista de "Sites e blogs sugeridos", lá no Canela's tudo bem?

    ResponderExcluir
  3. Definitivamente foi Crepusculo, claro que eu já havia lido outros livros antes, mas Crepusculo foi o livro que me fez entrar nesse maravilhoso mundo.
    Beijocas, Stefie
    Na Minha Estante

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que os livros que me marcaram mesmo foram os de Pedro Bandeira e Harry Potter. Eu me lembro quando era mais nova ia para a biblioteca e só ficava na area dos livros do Pedro. Eu acho que se não fosse por esses livros, hoje eu não estaria aqui comentando no seu blog :P

    Beijos, Julia
    Tijolinha, Books & Fanfics

    ResponderExcluir